Para poder comercializar um produto ou serviço, é preciso obter uma série de certificações. Esses documentos são capazes de garantir ao cliente que o bem adquirido segue regulamentações padronizadas e exigidas por órgãos controladores, como o INMETRO, por exemplo.
Assim como os produtos e serviços, as empresas também podem receber certificados pelo seu modelo de gestão, como a ISO 9001. Essa certificação é concedida para instituições que possuem um sistema gerencial de qualidade, abrangendo inspeção, controle e planejamento com intuito de atender os requisitos estabelecidos pelos seus clientes, satisfazendo as suas necessidades.
As empresas que possuem a ISO 9001 desenvolvem o SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade em seus processos internos, realizando auditorias periódicas para manter as regras estabelecidas nos processos escolhidos para participar do sistema.
Dessa maneira, todos os colaboradores da empresa – desde a alta direção até os demais níveis abaixo – fazem parte do sistema e são responsáveis para a manutenção, correção e ampliação dos processos, trabalhando na gestão e prevenção de riscos para que os requisitos dos clientes sejam alcançados. Além disso, com base nas informações documentadas do SGQ é possível aplicar a melhoria contínua nos processos, buscando atender as necessidades exigidas pelo mercado e conquistar novos clientes.
Qualquer empresa pode implementar o sistema de gestão em seus processos internos, independente do tamanho e setor de atuação no mercado, desde que, cumpram os requisitos exigidos pela norma. Contudo, após certificado, é necessária a realização de auditoria externa para revalidação do certificado anualmente, sendo esta feita por uma empresa especializada.
Em 2015, os requisitos da norma exigidos pela ISO 9001 foram revistos com o objetivo de ampliar o entendimento e sua aplicação nas instituições, trazendo como a principal mudança a mentalidade de riscos dentro das organizações no qual abrangem o gerenciamento do efeito da incerteza (positivo ou negativo) a fim de identificar, analisar e planejar ações para evitar situações indesejadas ou potencializar possíveis oportunidades.
E, para garantir e atender todos os requisitos solicitados pelos seus clientes, a Raízes Soluções revalidou sua certificação ISO 9001 na versão 2015 em 2017, oferecendo segurança e certeza de um atendimento personalizado para satisfazer as redes dos seus clientes.