Toda empresa deseja que seu produto e/ou serviço seja aceito no mercado-alvo e, alguns fatores como a escolha da matéria-prima e uma produção organizada e contínua, contribuem diretamente para isso. Pensando nisso, a aplicação da gestão de produção e qualidade dentro da organização é necessária, a qual garante que os requisitos dos clientes-alvos bem como os objetivos da empresa estão sendo atendidos.
Desta forma, podemos desdobrar a gestão de produção e qualidade em três importantes parâmetros:
Nessa primeira etapa, serão analisados os objetivos da empresa e os requisitos dos clientes, considerando os meios e os recursos disponíveis para um planejamento efetivo de toda a produção. É importante entender todo o processo de produção, possibilitando gerar estratégias ou maneiras de otimização do tempo e dos recursos financeiros bem como cálculo de custos da produção e entre outros. É aqui que utilizamos os conhecimentos em logística, administração e produção industrial.
Após o planejamento realizado, é na execução que serão colocados em prática às estratégias estipuladas por meio das ferramentas de gestão de produção eficaz, possibilitando o aumento da produtividade, inserção ou melhoria dos processos e de práticas para facilitar o dia-a-dia e entre outros pela equipe operacional, trabalhando sempre na garantia e manutenção da qualidade do produto e/ou serviço ofertado. Por esse motivo, os colaboradores envolvidos nessa etapa tem que ser aptos e treinados para uso correto de ferramentas e equipamentos, compreendendo desde os conceitos e funcionamentos básicos até sistemas complexos para atingir os resultados definidos.
O monitoramento e controle são importantes para acompanhamento dos procedimentos essenciais que foram implantados no processo produtivo por meio da observação, verificação e análise, permitindo o reconhecimento e correção de falhas e/ou erro. É durante essa fase que ações corretivas e preventivas são colocadas em prática. Desta forma, uma ação preventiva age no sentido de evitar um incidente enquanto a ação corretiva para eliminar a causa raiz de um problema, acidente ou incidente que foi identificado.
De modo geral, a gestão de produção e qualidade é empregada nas organizações quando há um aumento na quantidade de produtos fabricados ou quando seu gama de produto possui muitas opções para facilitar o gerenciamento das atividades envolvidas na produção. Por esse motivo, a gestão também se destaca na identificação de novas oportunidades no mercado em que a corporação atua, de forma em que novos produtos e/ou serviços e tecnologias possam ser criados, proporcionando a ampliação da demanda ofertada.