Com o propósito de interligar as funções de suprimentos e de vendas, o planejamento de produção é uma importante ferramenta para tomada de decisões de curto, médio ou longo prazo, sendo seu principal objetivo o planejamento e controle do processo de produção e gerenciamento dos recursos necessários para este.
Podemos pensar que o planejamento de produção é a formalização das ações futuras, considerando informações oriundas de diversos departamentos como financeiro, compras e vendas, para estipular o quanto é necessário de materiais para atender a demanda, em faltas ou possíveis desperdícios.
A partir disso, também é determinada a quantidade de mão-de-obra para execução da atividade de produção bem como disponibilização de recursos financeiros para aquisição de matéria prima e manutenção do estoque. Outro ponto considerado está diretamente relacionado o setor de vendas, conforme as previsões de venda de cada produto é projetado a produção dos itens, entendendo qual será a quantidade necessária de produção que se consiga atender a demanda no seu devido prazo, auxiliando controle dos níveis de produção.
Vale ressaltar que, planejamento de produção, é peça fundamental para o controle de produção, responsável pelos processos produtivos, tendo como função básica a administração das atividades relacionadas a decisão quanto os recursos e execução da manufatura dos produtos de forma correta, no tempo e na quantidade adequada, trabalhando na prevenção do desperdício ou defasagem, melhorando os processos.
É muito importante que o planejamento de produção seja, de tempos em tempos, revisado para considerar fatores externos ou internos que possam interferir nas diretrizes e estratégias já traçadas. Conseguiu entender a importância desse planejamento? Continue acompanhando nosso blog.