De modo geral, a logística reversa é o último processo na cadeia de abastecimento. Muito associado à devolução de materiais oriundos do cliente para seu vendedor, com essa ferramenta é possível o retorno de mercadorias por insatisfação, por falhas ou por outro motivo qualquer, mantendo a responsabilidade pelo produto e/ou pelo serviço totalmente nas mãos da empresa fornecedora.
Com objetivo de recuperar valor, reutilizar os resíduos ou até mesmo o descarte correto após o uso do bem, as organizações que inseriram essa prática em seus processos logísticos são capazes de agregar valor de diversas formas como: econômicos, legais, ecológicos e para a imagem da marca perante seu consumidor e entre outros.
No ponto de vista econômico, as organizações deixam de lucrar por não utilizarem seus produtos que foram fruto de uma pós-venda ou pós-consumo, pois ao inserir a logística reversa no planejamento estratégico dessas, conseguirão melhorar seus processos produtivos, reaproveitar de matérias-primas e outros.
Sem dúvidas, o maior retorno monetário se dá na economia e ganhos obtidos com o reaproveitamento de materiais, levando em conta que os resíduos realimentam a cadeia produtiva sem que haja a necessidade de compra de novas matérias-primas, reduzindo os custos da produção. Além disso, o retorno do produto acabado pode ser direcionado a reciclagem ou a venda, garantindo a redução de quaisquer impactos negativos seja no âmbito social ou meio ambiente.
Ademais, há a possibilidade de reduzir custos ocupando os veículos que retornariam vazios para a empresa, podendo utilizá-los para efetuar a coleta de produtos no percurso de retorno, por exemplo.
Com a logística reversa é possível que as empresas se diferenciarem em relação aos seus concorrentes, fortalecendo a imagem corporativa e tornando uma importante estratégia de negócios. A partir disso, é possível que os níveis de satisfação dos clientes sejam aumentados, já que a empresa proporcionará devoluções como: arrependimento de compra, erro na escolha, defeitos e entre outros, garantido uma boa experiência com a marca e, talvez, o aumento da fidelização desses.