O Que É Logística Integrada?

Com os avanços no mercado, o setor operacional passou a contribuir com as estratégias das empresas promovendo melhorias e trazendo importantes resultados. A necessidade de interligar todos os processos se tornou um diferencial competitivo na busca pela excelência nas operações. Antes ele se tratava apenas de integrar processos de transporte e estoque, mas agora engloba toda a cadeia produtiva, desde a escolha dos fornecedores, da produção do produto até a distribuição do produto final, sendo um dos pontos de destaque na Logística Integrada, a redução de custos operacionais.

Com todas as operações integradas, a empresa minimiza retrabalho e erros nos processos. Além disso, profissionais de setores distintos podem ser otimizados, unificando-os em um único setor, diminuindo o quadro de funcionários e os custos com salários e encargos trabalhistas, pois é muito comum que haja dentro das organizações funcionários praticando as mesmas funções.

Quando todo o processo logístico é centralizado, possibilita observar e mensurar pontos antes não percebidos na relação dos produtos e/ou serviços entregues ao mercado e processos em torno desses. Como assim? A Logística Integrada é entender e acompanhar todos os processos da cadeia, desde a escolha dos fornecedores até o produto final, compreendendo seu funcionamento, melhorando performance, corrigindo possíveis falhas e aprimorando os processos em si que afetam diretamente na produtividade na organização. Essa “conexão” em todas as etapas da logística faz com que os processos saiam estruturados para obtenção dos resultados planejados para a empresa.

Para finalizar, não poderíamos deixar de destacar que a Logística Integrada também impacta positivamente no relacionamento com os consumidores, já que ações positivas agregam valor ao produto e/ou serviço e são perceptíveis pelo cliente, como em caso de trocas por defeito ou devoluções por arrependimento, por exemplo, sendo ideias para fidelização e criação da força da marca.