Ter uma logística organizada pode ser um grande desafio para as empresas. Sem um controle efetivo da demanda, seja de entrada ou saída de mercadorias, toda a cadeia de produção fica exposta a falhas. Além de mostrar a quantidade de produtos finalizados que uma empresa possui, o controle de estoque se aplica também sobre todos os itens que você utiliza para produzir um produto ou serviço.
Assumindo um papel estratégico dentro das empresas, o controle de estoque possibilita que os gestores observem as oportunidades existentes no mercado e consigam otimizar investimentos, oferecendo produtos ou serviços que atenda as necessidades e anseios dos seus consumidores-alvos. Um dos pontos mais importantes do controle de estoque é a capacidade das informações sobre estoque prever com antecedência a frequência na reposição dos materiais e não deixará que isso afete a demanda por completo. Com essa informação em mãos, não haverá desperdício gerado por compras em excesso, o que também ajudará o gestor a entender o que está sendo gasto em cada material.
Com isso, fica muito mais fácil solucionar problemas e criar novas formas de maximizar os investimentos feitos no estoque, já que as informações do controle de estoque são utilizadas no planejamento estratégico da empresa. Durante o planejamento são levados em consideração pontos cruciais para a sobrevivência e a geração de lucratividade do negócio como a relação da demanda de entrada e saída de mercadorias, os números de vendas e faturamento, as preferências dos produtos pelo consumidor, as tendências do mercado e entre outros.
O controle de estoque é apenas um dos pilares da gestão de estoque, que assim como mencionamos anteriormente, toma conta de toda cadeia de produção, sendo um aliado importante para as empresas que desejam sair na frente diante de um mercado tão competitivo. O que ajuda diretamente a garantir um bom desempenho nas estratégias e ações em logística.